CURSO DE FORMAÇÃO
O bem-estar dos docentes: burnout e prevenção I
- É obrigatória a frequência de, pelo menos, 13,5 horas de formação (n.º 2 do artigo 203.º do EPDRAA)
- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento no curso.
- Possuir um computador pessoal com acesso à internet.

10 €
não associado: 45 €
Informações
Destinatários
Docentes de todos os Grupos de Recrutamento
Calendarização das Sessões
7 horas síncronas (Plataforma Zoom):
25 de junho de 2025 | 17h00-19h30
26 de junho de 2025 | 17h00 – 19h30
30 de junho de 2025 | 17h00 – 19h00
8 horas assíncronas (Trabalho Autónomo)
Razões justificativas da ação
A ansiedade, o cansaço e o stress afetam cada vez mais os profissionais no mundo atual. O Síndrome de Burnout é um termo psicológico que descreve o estado de exaustão prolongada e diminuição de interesse, especialmente em relação ao trabalho. O termo Burnout é uma composição de burn=queima e out=exterior, sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de stress se consome física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço e ansioso. Este síndrome é observado, predominantemente em profissões que exigem um contacto interpessoal mais exigente, onde se inserem os professores. Esta ação destina-se especialmente a docentes que pretendam adquirir ou reforçar competências ao nível da gestão do stress e prevenção do burnout para aumentar o seu bem-estar.
Objetivos
- Prevenir o stress crónico e os seus sintomas;
- Dotar os formandos de capacidades técnicas de identificação da sintomatologia;
- Dotar os formandos de estratégias de prevenção e de intervenção;
- Melhoria das condições de trabalho.
Conteúdos programáticos
1. Síndrome de burnout – conceito e sintomatologia básica
2. Ambiente laboral e burnout
3. Os efeitos do stress prolongado
4. Doenças e perturbações associadas
5. Estratégias preventivas
Metodologias da realização da ação
Sessões síncronas e assíncronas de natureza teórico-prática.
Avaliação dos formandos
Os formandos serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos.
Serão desenvolvidos diferentes exercícios, facilitadores do autodiagnóstico e da aquisição e pragmatização dos conhecimentos a ministrar. De forma a avaliar a apreensão e aplicação dos conhecimentos adquiridos, serão realizadas simulações de situações potencialmente reais, que serão posteriormente alvo de uma auto e hétero análise.
Esta avaliação final deverá contemplar 40% para as atitudes (participação, realização das tarefas nas sessões, participação nas atividades, empenhamento nas tarefas, assiduidade/pontualidade) e 60% para os conhecimentos manifestados em pesquisa, seleção e organização da informação; interpretação da informação; fundamentação de opiniões; manifestação de espírito crítico e de iniciativa; comunicação em trabalho individual escrito e a eventuais respostas a questões que possam, em caso de dúvidas, ser posteriormente colocadas a estes trabalhos.
A avaliação final terá em conta as atitudes (40%) e os conhecimentos (60%) e será mencionada na escala de 1 a 5 (0-29: 1 - Insuficiente; 30-49: 2 - Insuficiente; 50-74: 3 - Suficiente; 75-84: 4 - Bom; 85-100: 5 – Muito Bom).
Notação: Aprovado/Não aprovado
Avaliação da ação de formação e certificado
O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.