CURSO DE FORMAÇÃO
Geologia dos Açores - Uma breve viagem
- É obrigatória a frequência de, pelo menos, 13,5 horas presenciais de formação (n.º 2 do artigo 203.º do ECDRAA).
- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento.

10 €
não associado: 45 €
Informações
Destinatários
Docentes de todos os Grupos Disciplinares.
Razões justificativas da ação
A geologia do Arquipélago dos Açores é muito complexa, não só pela origem vulcânica, mas também pela sua situação geotectónica. Estas ilhas são resultado de uma atividade vulcânica associada à tripla junção das placas litosféricas Norte – Americana, Euro-Asiática e Africana.
A origem vulcânica dos Açores e o seu desenvolvimento ao longo de muitos milénios, faz deste arquipélago um museu vivo de dezenas de fenómenos vulcânicos.
Desde as formas circulares das caldeiras, na sua maioria preenchidas com lagoas, juntam-se as grutas e os longos tubos lávicos formados pelas erupções, as superfícies negras das escoadas lávicas, resultado das erupções efusivas ocorridas no arquipélago, bem como os materiais eruptivos, consequência das erupções explosivas, que vão desde a obsidiana à leve e esponjosa lava e o vapor das fumarolas.
Assim, ao propor-se a realização desta ação, pretende-se dotar os docentes de competências e de meios que reforcem a motivação e o desempenho dos alunos no conhecimento da geologia do arquipélago dos Açores, realçando os seus benefícios e as vantagens para quem vive em regiões vulcânicas.
Objetivos
▪ Caracterizar o enquadramento geodinâmico dos Açores;
▪ Conhecer os principais eventos geológicos que marcaram a História dos Açores;
▪ Identificar as principais formas e estruturas geológicas que compõem a paisagem do arquipélago;
▪ Compreender a evolução geológica das ilhas dos Açores;
▪ Conhecer os recursos geológicos da região dos Açores.
Conteúdos programáticos
Compreender a Estrutura e a Dinâmica da Geosfera
- Consequências da dinâmica interna:
1.1 - Atividade vulcânica, riscos e proteção das populações:
- Vulcões e tectónica de placas
- Sismos e tectónica de placas
1.2 - Vulcanismo no arquipélago dos Açores:
- Vulcões históricos nos Açores
- Conhecer e identificar os vulcões dos Açores
- Tipologia dos vulcões dos Açores
- As formas de relevo e a sua relação com a atividade vulcânica
- Consequências do vulcanismo e a sua importância turística
2. Planificar uma saída de campo
Plano da saída de campo (organizar de acordo com a ilha em que decorre a ação)
Objetivos:
- - Identificar as diversas formas e estruturas que materializam a paisagem vulcânica dos Açores;
- - Distinguir vulcão poligenético/monogenético e vulcanismos fissural;
- - Relacionar os produtos vulcânicos com o tipo de vulcanismo que os originou;
- - Identificar as principais formas e estruturas geológicas que materializam a paisagem dos Açores.
Metodologias de realização da ação
Na parte inicial do módulo a metodologia será mais expositiva com a finalidade de dotar os formandos de conhecimentos necessários para a sua interação. Ao longo das sessões de trabalho, a formadora procurará garantir que as discussões assumam um caráter reflexivo, estimulando a sistematização dos vários contributos e enquadrando-os teoricamente. Espera-se que esse processo reflexivo gere, no final do módulo, a apresentação de propostas concretas para a contínua melhoria da lecionação dos conteúdos de geologia dos açores, bem como da consciencialização de uma tal necessidade.
Quanto à fase mais prática do módulo pretende-se planificar uma saída de campo.
Avaliação dos formandos
A avaliação dos formandos terá um caráter sistemático e contínuo, sendo orientada sobretudo por pressupostos formativos.
Na parte inicial da ação de formação, realizar-se-á uma avaliação de caráter diagnóstico, centrada na compreensão das representações dos formandos relativamente à problemática em questão. Tais representações constituirão o ponto de partida para um processo reflexivo, orientado para a reconstrução crítica dessas mesmas representações, o que pressupõe a realização de uma avaliação contínua, de carácter formativo.
Ao longo desse processo, será progressivamente construído um portfólio reflexivo, cuja apreciação continuada proporcionará uma regulação interativa, além de um balanço global, ou seja, uma avaliação sumativa na parte final da ação de formação (trabalho de grupo, em que será planificada uma aula de campo, adequada a cada nível de ensino).
A avaliação final terá em conta as atitudes (40%) e os conhecimentos (60%) e será mencionada na escala de 1 a 5 (0–29: 1 – Insuficiente; 30–49: 2 – Insuficiente; 50–74: 3 – Suficiente; 75–84: 4 – Bom; e 85–100: 5 – Muito Bom).
Notação: Aprovado/Não aprovado.
Avaliação da ação de formação e certificado
O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.
Calendarização das sessões
2 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30
3 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30
4 de julho de 2025 - 9h00 - 12h00
Local de realização da ação
Esta ação de formação irá realizar-se em Velas, em local a divulgar oportunamente.