CURSO DE FORMAÇÃO
ESPELHO MEU, ESPELHO MEU!… Diz-me professor que aluno sou eu!… Aumentar a autoestima, a segurança e o bem-estar na sala de aula
- É obrigatória a frequência nos termos do n.º 2 do artigo 203.º do EPDRAA.
- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento.
- Possuir um computador pessoal com acesso à internet.

10 €
não associado: 45 €
Informações
Destinatários
Docentes de todos os grupos de recrutamento.
Calendarização da sessões síncronas
6 horas síncronas (Plataforma Zoom):
2 de setembro de 2025 | 17h00 - 19h00
5 de setembro de 2025 | 17h00 - 19h00
8 de setembro de 2025 | 17h00 - 19h00
9 horas assíncronas (Trabalho autónomo)
Calendarização das sessões
4,5 horas síncronas (Plataforma Zoom):
2 de setembro de 2025 | 17h00-19h30
5 de setembro de 2025 | 17h00 – 19h30
8 de setembro de 2025 | 17h00 – 19h00
10,5 horas assíncronas (Trabalho Autónomo)
Razões justificativas da ação
“Quando uma criança chega ao mundo, não tem passado, não tem experiência sobre como lidar consigo própria, não tem uma escala para medir o seu valor. Terá de confiar nas experiências que tem com as pessoas à sua volta e nas mensagens que estas lhe enviam sobre o seu valor enquanto pessoa.” (Satir, 1972, p. 24).
***
Que papel terá um professor, na ajuda da construção e manutenção de uma autoestima saudável, face aos enormes desafios da vida e face a um sentido frágil de autoestima já ferido, pelas experiências significativas dos seus alunos? A tarefa de ajudar crianças, adolescentes e jovens a recuperar a autoestima ou a construí-la (onde nenhuma existe) é um empreendimento complexo e abrangente com muitos caminhos possíveis. Estar em melhor contacto consigo próprio, com as outras pessoas e com a vida possibilita experienciar e avaliar emoções, pensamentos e sensações que causam mal-estar e que nos tornam mais felizes (Mindfulness). O Mindfulness pode ser um dos caminhos ensinados às crianças para acederem ao que realmente são e ao que querem ser.
Não é uma tarefa fácil ajudar a promover uma autoestima saudável dos alunos com quem nos relacionamos dia após dia. Mas será infinitamente compensadora para aqueles que fizerem dessa missão a base das suas interações diárias com crianças, adolescentes e jovens.
***
Quero ajudar os meus alunos a serem seguros, fortes e capazes. As dúvidas em excesso, o medo de errar, a necessidade constante do elogio… Como ajudar no desenvolvimento dos alunos na sua segurança e no seu bem-estar, num mundo tão competitivo em que vencem os “melhores”?...
Objetivos
• Desenvolver competências de mudança dentro de sala de aula de acordo com a necessidade de conceber a autoestima como constructo fundamental da promoção das aprendizagens do aluno e dar oportunidade a cada um, dentro da sala de aula, reconhecer o Mindfulness como caminho para uma autoestima saudável.
• Compreender o que é a autoestima, como a medimos, como se desenvolve e o que acontece quando a autoestima é baixa;
• Reconhecer a qualidade dos vínculos afetivos iniciais e a formação de laços seguros como fatores importantes no desenvolvimento de um autoconceito saudável e sentimentos de valor e competência;
• Perceber de que forma se pode utilizar o termo “autoestima saudável”;
• Compreender algumas evidências neurocientíficas da construção da autoestima;
• Conhecer a relação entre autoestima e autoconceito;
• Perceber que as autoavaliações da maioria das crianças envolvem descrições de comportamentos, competências e preferências;
• Reconhecer as diferenças entre géneros, idades e culturas na avaliação e intervenção na área da autoestima;
• Conhecer sete elementos-chave como alicerces para o bem-estar social e emocional que conduzem a uma autoestima saudável;
• Partilhar temas pertinentes e experiências de desenvolvimento e redução de stress;
• Experienciar exercícios de exploração emocional para desenvolver a capacidade de equilíbrio emocional e resposta desafios do dia-a-dia;
• Saber construir um guia de exercícios mindful para alunos de acordo com a sua idade e escolaridade.
Conteúdos Programáticos
• A neurociência da autoestima;
• A ligação entre autoestima e autoconceito;
• A natureza das autoavaliações;
• Consequências para a avaliação e a intervenção;
• Os alicerces de uma autoestima saudável (autoconhecimento, “eu e os outros”, autoaceitação, autossuficiência, autoexpressão, autoconfiança, autoconsciência);
• Mindfulness para alunos (exercícios práticos - movimentos conscientes, exercícios de consciência corporal, exercícios específicos formais, exercícios simples no dia-a-dia e a integração das atitudes de Mindfulness no dia-a-dia).
Metodologia
Sessões de natureza teórico-prática.
Avaliação dos Formandos
A avaliação final terá em conta as atitudes (40%) e os conhecimentos e capacidades (60%) A avaliação final terá em conta as atitudes (40%) e os conhecimentos e capacidades (60%) e será mencionada na escala de 1 a 5 (0-29: 1; 30-49: 2; 50-74: 3; 75-84: 4; 85-100: 5).
No domínio dos conhecimentos e capacidades os formandos elaborarão uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido e a possibilidade de aplicação de estratégias transmitidas em contexto real de trabalho.
As atitudes serão avaliadas através da participação nas atividades (30%), realização das tarefas, empenhamento nas tarefas, pontualidade e assiduidade (10%).
Avaliação da ação de formação e certificado
O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.