CURSO DE FORMAÇÃO

Do Corpo à Música: Experiências Criativas na Sala de Aula

- É obrigatória a frequência de, pelo menos 13,5 horas de formação. (n.º 2 do artigo 203.º do ECDRAA)

- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento no curso.

Do Corpo à Música: Experiências Criativas na Sala de Aula

10 €

não associado: 45 €

Ana Rita Batista Matias
01 a 03 de Julho de 2025
15 horas - 0.6 crédito(s)
São Miguel
Restam 0 vagas do total de 20 disponíveis
A datas para inscrição e pagamento: 04 de Junho a 27 de Junho. As vagas são limitadas e só são confirmadas após pagamento.

Informações

Destinatários


Docentes dos Grupos Disciplinares 100, 101, 110, 111, 250, 610, 700 e do Ensino Artístico.

Razões justificativas da ação


Partindo das metodologias desenvolvidas por Carl Orff e das vivencias nos cursos internacionais da Associação Orff de Espanha (anos letivos 16/17 e 17/18), nos Encontros Orff promovidos pela Universidade de Aveiro (anos letivos 14/15 e 15/16) e Curso de Pedagogia pelo professor Jos Wuytack, esta formação pretende propiciar aos formandos sugestões de práticas de um conjunto de experiências nas quais a iniciativa, improvisação, criação, interpretação e vivência está no centro do Ensino/ Aprendizagem musicais.

De Acordo com as recomendações da Unesco (2006) presentes no “Roteiro para a Educação Artística-Desenvolver as capacidades Criativas para o século XXI”, sugerem:

Uma educação Artística de alta qualidade carece de professores de arte altamente qualificados, bem como de professores generalistas. É necessário favorecer o acesso dos professores, artistas e outros, materiais e à formação que necessitam para esse efeito. Não há aprendizagem criativa sem ensino criativo (Comissão Nacional da Unesco, 2006:12

 

“Diz-me e esquecerei; mostra-me e lembrar-me-ei, envolve-me e compreenderei” (Confucius,s.d.)


Palavras Chave: Ritmo, movimento, dança, criação, vocal, instrumental, corporal, descoberta, experimentação, partilha, ritmo, emocional e social.

Objetivos


- Desenvolver em cada formando aspetos criativos, tendo por princípio a ligação existente entra a voz,linguagem, música, movimento/dança na qual o ritmo é elemento aglutinador.
- Apreender conceitos musicais através do canto, da dança, do movimento, da expressão dramática e daprática de instrumentos de percussão.
- Fomentar e estimular um ambiente afetivo relevante no ensino/aprendizagem através das práticas de:cantar, dançar, tocar, ouvir e criar música em grupo;
- Tomar consciência do seu corpo como instrumento primordial;
- Desenvolver a motricidade global, parcial e fina;
- Adquirir uma educação auditiva ativa através do movimento;
- Tomar consciência do espaço e aprender a utilizá-lo em relação com o fenómeno sonoro e motor;
- Adquirir sensibilidade através de uma eficiente dosagem de energia e da sua aplicação adequada nasexecuções solicitadas;
- Aprender a improvisar musical e corporalmente;
- Desenvolver a capacidade de contacto através da comunicação não verbal e da expressão pessoal;
- Trabalhar musicalmente em grupo.

Conteúdos programáticos


- Ritmo, voz, expressão rítmica-linguística;
- Corpo, movimento e dança;
- Instrumentos Orff.

Metodologias


As sessões estão organizadas em duas partes:

1ª Parte- Dimensão cognitiva e afetiva
- Trabalho individual e de grande grupo onde se explora o corpo, o movimento e a voz através do prazer de criar e executar jogos e brincadeiras que proporcionam a descoberta de um “Eu Musical” e de um ambiente de colaboração, partilha, aprendizagem individual e social;
- Reflexão e partilha de ideias.

2ª Parte- Dimensão Criativa
- Trabalho de pequeno grupo de criação, analise e escuta usando como fio condutor diversos objetos convencionais ou não convencionais (exemplo: objeto, frase, melodia, instrumento, quadro).
- Apresentação dos trabalhos produzidos.
- Auto e Heteroavaliação.

Avaliação dos formandos


Escala de avaliação e classificação:

1- Para efeitos do disposto no n.º 3 do artigo 203.º do Estatuto da Carreira Docente na certificação das ações de formação contínua deve constar a classificação qualitativa, expressa de acordo com a escala Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.

2- Por forma a uniformizar procedimentos a escala de avaliação e certificação deve ser utilizada dentro dos seguintes parâmetros quantitativos:
a) Insuficiente - 1 (0% a 29%);
b) Insuficiente - 2 (30% a 49%);
c) Suficiente - 3 (50% a 74%);
d) Bom - 4 (75% a 84%);
e) Muito Bom - 5 (85% a 100%).


Os formandos serão avaliados da seguinte forma:


Domínio Socio/Afetivo (50%)
- Assiduidade 5%
- Participação e Interesse 15%
- Cooperação 10%
- Empenho e envolvimento nas atividades propostas 20%


Domínio Criativo (50%)
- Reflexão Individual - 20%
- Trabalho de Grupo - final- 30%

Avaliação da ação de formação e certificado


O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.

Calendarização das sessões


 1 de julho de 2025 - 9h00 - 12h00 | 14h00 - 16h00

 2 de julho de 2025 - 9h00 - 12h00 | 14h00 - 16h00

 3 de julho de 2025 - 9h00 - 12h00 | 14h00 - 16h00

Local de realização da ação


Esta ação de formação irá realizar-se na ilha de São Miguel, em local a divulgar oportunamente.