CURSO DE FORMAÇÃO

Promover a saúde e a inclusão de crianças e adolescentes com doença crónica

- É obrigatória a frequência de, pelo menos, 13,5 horas de formação (n.º 2 do artigo 203.º do ECDRAA).

- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento no curso.


Promover a saúde e a inclusão de crianças e adolescentes com doença crónica

10 €

não associado: 45 €

Eunice da Conceição Gatinho Pires
07 a 09 de Julho de 2025
15 horas - 0.6 crédito(s)
São Miguel
Restam 13 vagas do total de 25 disponíveis
A datas para inscrição e pagamento: 04 de Junho a 04 de Julho. As vagas são limitadas e só são confirmadas após pagamento.

Informações

Destinatários


Docentes de todos os Grupos Disciplinares.

Introdução


A formação contínua dos docentes é essencial para que possam identificar sintomas precoces, gerir situações complexas e implementar estratégias eficazes de inclusão e suporte para crianças com patologias crónicas. A qualificação profissional contribui para um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, favorecendo o desenvolvimento integral dos alunos.
Crianças e adolescentes com patologias crónicas ou transtornos emocionais frequentemente enfrentam desafios adicionais no ambiente escolar. A promoção de práticas inclusivas e acolhedoras, assim como a adoção de medidas de segurança, garante não só a proteção física, mas também o bem-estar emocional, fomentando a empatia e o respeito entre todos os estudantes.

Objetivos


• Compreender a natureza das doenças crônicas mais comuns em crianças;
• Promover a inclusão, segurança e bem-estar de estudantes com patologias crónicas e transtornos emocionais;
• Orientar quanto às estratégias de suporte, adaptação e comunicação eficaz.

Conteúdos programáticos


1. Introdução à Saúde;
2. Estratégias de Prevenção da Obesidade Infantil;
3. Fibrose Cística;
4. Diabetes tipo I;
5. Epilepsia;
6. Asma;
7. Doenças Cardíacas;
8. Transtorno do Espectro Autista;
9. Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
10. Artrite Idiopática Juvenil;
11. Estratégias de adesão à medicação em crianças em idade escolar.

Metodologias de realização da ação


Teórico-práticas (Expositiva e Participativa),
Dinâmica com recursos visuais.

Avaliação dos formandos


A avaliação final terá em conta as atitudes (20%) e os conhecimentos (80%) e será mencionada na escala de 1 a 5 (0-29: 1 - Insuficiente; 30-49: 2 - Insuficiente; 50-74: 3 - Suficiente; 75-84: 4 - Bom; 85-100: 5– Muito Bom).


Sem prejuízo de se proceder à avaliação formativa ao longo da ação de formação, no que respeita às atitudes, será avaliado a assiduidade/pontualidade, a cooperação, envolvimento e participação nas atividades propostas.
Quanto à componente dos conhecimentos será avaliada através da aplicação de um teste escrito para avaliação dos conteúdos abordados.


Notação: Aprovado/Não aprovado.

Avaliação da ação de formação e certificado


O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.

Calendarização das sessões


 7 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30

 8 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30

 9 de julho de 2025 - 9h00 - 12h00

Local de realização da ação


Esta ação de formação irá realizar-se na ilha de São Miguel, em local a divulgar oportunamente.