CURSO DE FORMAÇÃO

Educação para a Cidadania

- É obrigatória a frequência de, pelo menos, 13,5 horas presenciais de formação (n.º 2 do artigo 230.º do ECDRAA).

- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento.

Educação para a Cidadania

10 €

não associado: 45 €

Ana Filipa Guerra de Morais e Castro
02 a 04 de Julho de 2025
15 horas - 0.6 crédito(s)
Terceira
Restam 13 vagas do total de 25 disponíveis
A datas para inscrição e pagamento: 04 de Junho a 30 de Junho. As vagas são limitadas e só são confirmadas após pagamento.

Informações

Destinatários


Docentes de todos os Grupos Disciplinares.

Introdução


Partindo da seguinte definição de cidadania “… é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é insatisfação perante o que é injusto ou o que está mal, é vontade de aperfeiçoar, de servir, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e ação que se pensa” (Sampaio, 2000), pretende-se com esta ação refletir, com os formandos, acerca das questões inerentes à realização de uma cidadania participativa, essencial à inserção plena numa sociedade democrática.

Assim, propõem-se as seguintes finalidades para a ação de formação de Educação para a Cidadania.

Uma primeira, que permite dotar os formandos de um conjunto de competências práticas e de atividades facilitadoras do desenvolvimento, nos seus alunos, de uma cidadania ativa através de dinâmicas educativas e formativas de promoção de competências cognitivas, éticas e sociais.

E uma segunda que justifica a relevância da inserção da Cidadania na educação, através da sua dupla dimensão: a objetiva (ângulos institucionais e jurídicos e estatuto de cidadania); e a subjetiva (exercício individual ou coletivo de participação solidária na coletividade, reforçando o sentimento de pertença e a reflexão sobre a ação).

Portanto, justifica-se, esta ação de formação com a premência do exercício de uma cidadania ativa na vida democrática, através da assunção e do exercício de direitos e responsabilidades na sociedade de uma forma ativa e reflexiva. 

Objetivos


Reconhecer a escola como contexto para a aprendizagem e exercício da cidadania que contribui para a formação de cidadãos responsáveis, autónomos, solidários, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico, criativo e de desenvolvimento do seu potencial.

Conteúdos programáticos


1   – Individualismo, Solidariedade e Pensamento Crítico

- Identidade, alteridade e empatia - Integração escolar e resolução de conflitos;

- Pedagogia diferenciada, pedagogia inclusiva.

- Preconceitos, estereótipos e pensamento crítico e reflexivo;

- Cidadania no século XXI: pensamento que age e ação que se pensa.


2   – Argumentação e Assertividade 

- Comunicar e argumentar assertivamente;

- Escuta ativa e negociação;

- Métodos e técnicas pedagógicas.


3   – Aprendizagem ao Longo da Vida e Projetos pessoais / coletivos

A Sociedade pós-moderna – Competências-chave essenciais;

O consumo e a transmissão de informação;

Gestão estratégica pessoal; Metodologia de projeto.

Metodologias de realização da ação


As sessões têm uma componente expositiva mas privilegiam métodos e técnicas ativos, demonstrativos e participativos, por forma a mobilizar os conhecimentos e as experiências dos formandos, envolvendo-os na ação. Para tal, serão utilizados exercícios e dinâmicas de grupo (role-playing, trabalhos de grupo, brainstorming, estudo de casos, entre outros). 

Avaliação dos formandos


A avaliação final terá em conta as atitudes (40%) e os conhecimentos (60%) e será mencionada na escala de 1 a 5 (0–29: 1; 30–49: 2; 50–74: 3; 75–84: 4; e 85–100: 5).


Avaliação de Conhecimentos – 60%

-   Forma de avaliação: Realização de um Trabalho Final que evidencie os conhecimentos adquiridos e a capacidade de aplicá-los na prática.

 
Avaliação de Atitudes – 40%

Indicadores observáveis ao longo da formação:

-   Pontualidade

-   Cooperação criativa nas atividades propostas

-   Iniciativa e envolvimento nas propostas formativas.


Notação: Aprovado/Não aprovado.

Avaliação da ação de formação e certificado


O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.

Calendarização das sessões


2 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30

3 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30

4 de julho de 2025 - 9h00 - 12h00

Local de realização da ação


Esta ação de formação irá realizar-se em Angra do Heroísmo, em local a divulgar oportunamente.