CURSO DE FORMAÇÃO
Educação para a Cidadania
- É obrigatória a frequência de, pelo menos, 13,5 horas presenciais de formação (n.º 2 do artigo 230.º do ECDRAA).
- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento.

10 €
não associado: 45 €
Informações
Destinatários
Docentes de todos os Grupos Disciplinares.
Introdução
Partindo da seguinte definição de cidadania “… é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é insatisfação perante o que é injusto ou o que está mal, é vontade de aperfeiçoar, de servir, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e ação que se pensa” (Sampaio, 2000), pretende-se com esta ação refletir, com os formandos, acerca das questões inerentes à realização de uma cidadania participativa, essencial à inserção plena numa sociedade democrática.
Assim, propõem-se as seguintes finalidades para a ação de formação de Educação para a Cidadania.
Uma primeira, que permite dotar os formandos de um conjunto de competências práticas e de atividades facilitadoras do desenvolvimento, nos seus alunos, de uma cidadania ativa através de dinâmicas educativas e formativas de promoção de competências cognitivas, éticas e sociais.
E uma segunda que justifica a relevância da inserção da Cidadania na educação, através da sua dupla dimensão: a objetiva (ângulos institucionais e jurídicos e estatuto de cidadania); e a subjetiva (exercício individual ou coletivo de participação solidária na coletividade, reforçando o sentimento de pertença e a reflexão sobre a ação).
Portanto, justifica-se, esta ação de formação com a premência do exercício de uma cidadania ativa na vida democrática, através da assunção e do exercício de direitos e responsabilidades na sociedade de uma forma ativa e reflexiva.
Objetivos
Reconhecer a escola como contexto para a aprendizagem e exercício da cidadania que contribui para a formação de cidadãos responsáveis, autónomos, solidários, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico, criativo e de desenvolvimento do seu potencial.
Conteúdos programáticos
1 – Individualismo, Solidariedade e Pensamento Crítico
- Identidade, alteridade e empatia - Integração escolar e resolução de conflitos;
- Pedagogia diferenciada, pedagogia inclusiva.
- Preconceitos, estereótipos e pensamento crítico e reflexivo;
- Cidadania no século XXI: pensamento que age e ação que se pensa.
2 – Argumentação e Assertividade
- Comunicar e argumentar assertivamente;
- Escuta ativa e negociação;
- Métodos e técnicas pedagógicas.
3 – Aprendizagem ao Longo da Vida e Projetos pessoais / coletivos
A Sociedade pós-moderna – Competências-chave essenciais;
O consumo e a transmissão de informação;
Gestão estratégica pessoal; Metodologia de projeto.
Metodologias de realização da ação
As sessões têm uma componente expositiva mas privilegiam métodos e técnicas ativos, demonstrativos e participativos, por forma a mobilizar os conhecimentos e as experiências dos formandos, envolvendo-os na ação. Para tal, serão utilizados exercícios e dinâmicas de grupo (role-playing, trabalhos de grupo, brainstorming, estudo de casos, entre outros).
Avaliação dos formandos
A avaliação final terá em conta as atitudes (40%) e os conhecimentos (60%) e será mencionada na escala de 1 a 5 (0–29: 1; 30–49: 2; 50–74: 3; 75–84: 4; e 85–100: 5).
Avaliação de Conhecimentos – 60%
- Forma de avaliação: Realização de um Trabalho Final que evidencie os conhecimentos adquiridos e a capacidade de aplicá-los na prática.
Avaliação de Atitudes – 40%
Indicadores observáveis ao longo da formação:
- Pontualidade
- Cooperação criativa nas atividades propostas
- Iniciativa e envolvimento nas propostas formativas.
Notação: Aprovado/Não aprovado.
Avaliação da ação de formação e certificado
O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.
Calendarização das sessões
2 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30
3 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30
4 de julho de 2025 - 9h00 - 12h00
Local de realização da ação
Esta ação de formação irá realizar-se em Angra do Heroísmo, em local a divulgar oportunamente.