CURSO DE FORMAÇÃO
Promover a Leitura e a Educação Literária
- É obrigatória a frequência de, pelo menos, 13,5 horas de formação (n.º 2 do artigo 203.º do ECDRAA).
- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento no curso.

10 €
não associado: 45 €
Informações
Destinatários
Docentes dos Grupos de Recrutamento 110, 200, 210, 220 e 300.
Razões justificativas da ação
As atuais conceções de leitura consideram que ler é mais do que decifrar e compreender os textos. Para ler é preciso querer ler, é necessário que o leitor tenha vontade de o fazer e que o faça como um ato repetido, espontâneo e automático, efetuado de forma familiar, sem grande dificuldade ou esforço, no qual se manifesta a motivação, o interesse, a predisposição e o prazer.
Neste contexto, os professores deverão refletir sobre as suas práticas de motivação e de promoção de hábitos de leitura nos seus alunos, através das conceções teóricas atualizadas sobre esta área do conhecimento.
Este espaço de formação pretende assumir um caráter de reflexão sobre as práticas metodológicas dos docentes, ao nível da leitura da sala na aula e, ao mesmo tempo, proporcionar práticas e atividades de leitura concretas e capazes de promover o gosto pela leitura de diferentes tipos de texto em suportes e formatos diversificados. Para tal serão apresentados exemplos de roteiros de leitura elaborados a partir de obras recomendadas para todos os anos do Ensino Básico e Secundário.
Objetivos
▪ Refletir sobre conceitos teóricos relacionados com a leitura e com a educação literária;
▪ Aprofundar competências didáticas nos domínios da leitura e da educação literária;
▪ Apropriar-se de estratégias, recursos e materiais para conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos de leitura;
• Posicionar-se, de forma fundamentada, acerca de propostas de leitura;
• Partilhar experiências, recursos e materiais no sentido da consecução do desempenho dos alunos na leitura, em contexto de sala de aula;
• Conceber um projeto pessoal de promoção da leitura em sala de aula.
Conteúdos programáticos
1. A leitura: conceito, aprendizagem, objetivos e práticas
1.1. Contextos e fatores promotores da leitura
1.2. Níveis e processos de leitura
1.3. Promoção de hábitos de leitura
2. Orientações curriculares para a leitura e educação literária no 2.º ciclo do Ensino
Básico
2.1. Aprendizagens Essenciais
2.2. Ações estratégicas orientadas para o perfil do aluno
2.3. Lista de obras e textos para a educação literária
Metodologia de realização da ação
Sessões expositivas, sem prejuízo da troca de impressões decorrente das intervenções espontâneas dos formandos, e teórico-práticas, com recurso ao trabalho em pequenos grupos, centrado nos diferentes objetivos e descritores de desempenho do domínio da leitura.
Avaliação dos formandos
A avaliação final terá em conta as atitudes (40%) e os conhecimentos e capacidades (60%) e será mencionada na escala de 1 a 5 (0-29: 1; 30-49: 2; 50-74: 3; 75-84: 4; 85-100: 5).
No domínio dos conhecimentos e capacidades destacam-se os indicadores relacionados com a compreensão, a aplicação, a síntese, a interpretação da informação, a fundamentação de opiniões, a manifestação de espírito crítico e de iniciativa e a comunicação, sendo aferidos através de um trabalho de grupo (40%) e de um relatório final (20%).
As atitudes serão avaliadas através da participação nas atividades, realização das tarefas nas sessões, empenhamento nas tarefas, pontualidade e assiduidade, com recurso a grelhas de observação do formador e grelhas de autoavaliação dos formandos.
Notação: Aprovado/Não aprovado
Avaliação da ação e certificado
O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.
Calendarização das sessões
14 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30
15 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30
16 de julho de 2025 - 9h00 - 12h00
Local de realização da ação
Esta ação de formação irá realizar-se na cidade da Horta, em local a definir oportunamente.