Formadores

Conheça a nossa equipa de formadores qualificados e experientes

  • Andreia Carolina Pereira de Morais

    Andreia Carolina Pereira de Morais

    Psicóloga Clínica desde 2005, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, natural da ilha de São Miguel, mãe de um rapaz e de uma rapariga, ambos em idade escolar.

    É Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e, como especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, faz clínica privada em consultórios e online, a crianças, adolescentes e adultos.

    Mobilizou-se a realizar o Mestrado em Psicologia da Educação porque defende a equidade no desenvolvimento infanto-juvenil e todos os dias é desafiada a adequar o contexto educativo à realidade da vivência psicológica de crianças, adolescentes e jovens, estabelecendo articulação estreita com professores e pais.

    Foi orientadora de estágios curriculares. É formadora em várias entidades. Foi responsável pela Elaboração da Ficha de Rastreio Precoce (Produção do Governo Regional dos Açores). É Membro do Núcleo de Investigação da Criança e do Adolescente da Universidade dos Açores (NICA), Membro Neuropsyc | Açores (Investigação e Intervenção). Tem colaborado em congressos e na Organização ComVida - São Miguel Comunidade Compassiva, na ajuda e reflexão sobre a vivência da doença e do luto nas crianças.

  • Maria Filomena Teixeira de Melo Rebelo

    Maria Filomena Teixeira de Melo Rebelo

    Formação Académica

    1986 - Licenciatura em Biologia/Geologia, pela Universidade dos Açores, com média final de 13,4 valores.
    2004 - Pós-Graduação em Vulcanologia e Riscos Geológicos, pela Universidade dos Açores, com média final de 15 valores.
    2007 - Mestrado em Vulcanologia e Risco Geológico, pela Universidade dos Açores, com nota máxima.

    Cargos exercidos

    Diretora de Turma, quer no Curso Diurno quer no Curso Noturno; Coordenadora de Diretores de Turma; Orientadora de Estágios Integrados; Sub-coordenadora de Matemática, anteriormente designado por Delegada de Disciplina; Supervisora das provas de aferição de Matemática do 6º ano do Núcleo de S. Miguel; Coordenadora do Departamento de Ciências e Matemática

    Participação em congressos, colóquios, encontros, seminários e jornadas

    Participou em inúmeros congressos, colóquios, encontros, seminários e jornadas apresentando comunicações, em colaboração, a saber: “Insularidade das Ciências da Natureza”, no 1º Congresso Nacional de Biólogos, em Aveiro e “Ensaios da cultura do chá na Ilha de S. Miguel”, no 2º Congresso Nacional de Biólogos, em Lisboa.

    Afiliações:

    Associação Portuguesa de Biólogos; Associação de Professores de Matemática; National Geographic Society em Portugal - Membro Fundador; Academia das Artes dos Açores e Casa das Ciências.

    É formadora do PROForma desde 2018 tendo criado e dinamizado as ações de formação “Sismologia e Educação – conhecer o passado para prevenir o futuro”, “O lado Positivo dos Vulcões”, “Um olhar sobre os vulcões dos Açores – Conhecê-los para os compreender”, “Catástrofes Naturais – Saber viver com elas em segurança”, “O contributo da Educação na Mitigação dos Riscos Naturais” e “Geologia dos Açores – Uma breve viagem”.

  • Sara Margarida Dias do Rosário Vicente Cardoso

    Sara Margarida Dias do Rosário Vicente Cardoso

    Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde de Setúbal; Mestre em Supervisão Clínica e Gestão de Recursos na área de Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Pós-Graduada  em Intervenção Terapêutica Motora, Oral e Facial; Pós-graduada em Intervenção Multidisciplinar na Perturbação do Espectro do Autismo; Pós-graduada em Gestão e Coordenação de Formação; Especialização Avançada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala: bases teóricas, avaliação e intervenção. Detentora de formações de curta e média duração nas áreas da saúde, terapia da fala, educação, formação e educação inclusiva. 

    Exerceu desde 2008, a sua prática profissional, enquanto terapeuta da fala, na Equipa Local de Intervenção Precoce de Torres Novas, no Centro de Recursos para a Inclusão das Caldas da Rainha e, em contexto clínico e escolar. Desde 2013 exerce a sua prática na Ilha Terceira - Açores, em contexto clínico e escolar. Atualmente acumula funções na Unidade de Saúde Ilha Terceira. 

     Formadora certificada nas áreas de Terapia da Fala, Educação Infantil e Educação Inclusiva. Autora de projeto de investigação na área da apraxia do discurso e co-autora de publicações nacionais e internacionais relativamente ao Texto Foneticamente Equilibrado.

  • João Pedro Morais Ribeira

    João Pedro Morais Ribeira

    João Pedro Ribeira é psicólogo clínico da Saúde desde 2004, licenciado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

     Concluiu em 2012 o mestrado em Neurologia do Comportamento e Neuropsicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona.

     Desenvolveu e desenvolve funções de Psicólogo e Neuropsicólogo em diversas instituições.

     Tem proferido conferências sobre temas de saúde, aprendizagem, envelhecimento, estimulação/reabilitação cognitiva.

     É formador, desde 2011 em diversas áreas e de diversos grupos profissionais, em temas como gestão de stress, prevenção do desgaste psicológico e inteligência emocional.

     É autor do programa Neuropsicologia para Todos, da Antena 1 Açores.

     É doutorando em Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências, na Universidade Católica.

     É Professor convidado no curso de Psicologia da Universidade dos Açores.

     Assumiu, em Janeiro de 2025, a presidência da Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores.

  • Eunice da Conceição Gatinho Pires

    Eunice da Conceição Gatinho Pires

    Habilitações Literárias: 

    - Especialista em enfermagem médico-cirúrgica e à pessoa em situação crítica; Mestre em enfermagem; Pós graduação em Emergência e trauma 2010; Pós graduação em gestão em administração e serviços de saúde 2018; Pós graduação em catástrofe e crises humanitárias 2022; Curso básico e avançado de vida; Curso trauma intra e pre hospitalar, bem como o International último em 2023; Frequentou o Curso Major Response to Major Incidents; Bootcamp para gestores de emergência e Catástrofe; Curso Internacional de gestão de emergência; Curso de Ferramentas e métodos de suporte para a tomada de decisão aplicada à catástrofe; Curso de Gestão de animais em catástrofe 2021; Curso de coordenação tática de incidentes e gestão de emergências; Curso BSafe das Nações Unidas relativo à segurança em catástrofe; Curso de Comunicação em Crise; Autora de artigos e comunicações em catástrofe; 1 ano de grau de conducente a doutor em 2021; Doutoranda em Enfermagem.

    Experiência Profissional: 

    Enfermeira há 25 anos, nos últimos 23 anos no Serviço de Urgência; Integrou o projeto piloto do suporte imediato de vida em 2012; Foi formadora pelo INEM em SBV com desfibrilhação externa de 2010 a 2014; Coordenadora da Comissão de Catástrofe; Docente convidada da Escola Superior de Saúde da UAc; É formadora do PROForma desde 2018.

  • Filipa Chálim Rebelo

    Filipa Chálim Rebelo

    Filipa Chálim Rebelo é psicomotricista, com experiência em contexto clínico e comunitário. Atualmente coordena o Centro de Atividade, Acompanhamento e Reabilitação Social para pessoas com deficiência e incapacidade – U.P.I. (Unidos para Integrar) e continua a exercer em clínica. Tem formação avançada no modelo DIRFloortime destinado, principalmente, a crianças com perturbações do neurodesenvolvimento, como espetro do autismo e aposta numa abordagem relacional e integrada, valorizando a individualidade. É formadora e colabora em ações dirigidas a profissionais da educação e da intervenção social.

  • Marta Maria Lima Santos

    Marta Maria Lima Santos

    Marta Lima Santos


    Psicomotricista com experiência profissional em contexto clínico e escolar, com prática clínica desde 2012. Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestre em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana. Especialização avançada em Perturbações do Neurodesenvolvimento, pelo Instituto CRIAP. Formação em ESDM - Modelo Denver de Intervenção Precoce pela Focus. Certificação internacional na Perturbação do Espetro do Autismo pelo IBCCES. Coautora do Programa de Estimulação de Pré-requisitos para a Leitura e Escrita - "Brinca e Lê".

    Formadora certificada de vários cursos e ações de formação, destacando-se:

    -"Psicomotricidade por miúdos - aprender através do corpo e da ação", promovido pelo SDPA e acreditado pela Direção Regional da Educação;

    "Programa de Estimulação de Pré-requisitos para a Leitura e Escrita - "Brinca e Lê", promovido pelo Instituto CRIAP.

    Psicomotricista em contexto escolar, na Escola Básica Integrada Canto da Maia.

    Psicomotricista em contexto clínico na psiClinic e no Núcleo de Investigação e Intervenções Terapêuticas Especializadas (NIITE), onde promove a:

    -Consulta de Psicomotricidade (avaliação e intervenção psicomotora);

    -Consulta de Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo;

    -Intervenção em grupos terapêuticos.

     Experiência e áreas de interesse: perturbação do espetro do autismo; perturbação da hiperatividade e défice de atenção; perturbação do desenvolvimento intelectual; perturbação do desenvolvimento da coordenação; dificuldades de aprendizagem; intervenção em grupos terapêuticos e gerontopsicomotricidade.

  • Ana Rita Batista Matias

    Biografia não disponível

  • José Carlos da Silva Pereira

    José Carlos da Silva Pereira

    José Carlos Pereira é professor auxiliar convidado da Universidade dos Açores. É licenciado em História e Ciências Sociais, mestre e doutorado em Educação pela Universidade dos Açores, com a tese: Os hábitos de leitura dos estudantes açorianos. É orientador de Estágio nos Mestrados em Ensino da História e Ensino de Português e Inglês. Tem vasta experiência na formação de professores e na coordenação de projetos educativos. Participou em várias palestras e congressos internacionais. Tem obra publicada e é coautor do manual Português Interativo, da Plátano Editora.

  • Óscar Campos Neto

    Óscar Campos Neto

    Oscar Campos Neto, nasceu a 1 de maio de 1972.

    É Licenciado em Tecnologias de Processamento de Dados (Univale), Pós-graduado em Tecnologias Web (Universidade dos Açores) e Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação (ISCTE).

    Possui mais de 30 anos de experiência relacionados às Tecnologias de Informação, tendo exercido funções de programador, analista, formador, consultor e gestor de TI em empresas da região (Fundo de Maneio, Competir, Grupo Marques).

    Atualmente exerce funções de Diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação do Grupo Finançor dedicando-se principalmente à governança de TI, cibersegurança e inovações digitais.

  • Gilberto Manuel Gaspar Cardoso

    Gilberto Manuel Gaspar Cardoso

    Gilberto Cardoso, professor de Ensino Secundário, formador na área de Expressão Dramática, actor e encenador de teatro de amadores, atualmente a lecionar na Escola Secundária Domingos Rebelo, Ponta Delgada, com a disciplina de Teatro e Expressão Dramática. Docente desde 1992, desenvolveu também, ao longo de 30 anos, uma ação contínua na área do teatro, nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande, em vários grupos e associações, tendo encenado e produzido espetáculos do Grupo TEDORE desde 2015.

  • Carlos Jorge Reis Borges Sousa Cunha

    Carlos Jorge Reis Borges Sousa Cunha

    Carlos Jorge Reis Borges Sousa Cunha nasceu em 4 de maio de 1973, na Guiné-Bissau. Com uma sólida formação em Línguas e Literaturas Modernas, licenciou-se em 1998, especializando-se na variante de Estudos Franceses e Ingleses, com enfoque na via ensino. Ao longo de sua carreira, dedicou-se ao ensino de línguas e à integração de novas tecnologias na educação.

    Com um percurso marcado pela inovação pedagógica, atuou como formador na escola de informática FUTUREKIDS e como docente de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Além disso, exerceu funções de embaixador do projeto TOPA/REDA, assumiu o papel de Ponto Focal do projeto Manuais Digitais na EBI de Rabo de Peixe, onde segue contribuindo ativamente para a modernização dos métodos de ensino e para a transformação digital na educação, promovendo o uso das tecnologias como ferramentas de aprendizagem eficazes. Dinamizou, em 2024, a ação de formação Ferramentas Digitais para um ensino mais motivador, promovido pelo centro de formação da EBI de Rabo de Peixe e, em 2025, a 1ª edição da ação Recursos digitais para um ensino interativo, promovida pelo PROFORMA do SDPA.

  • Ana Filipa Guerra de Morais e Castro

    Ana Filipa Guerra de Morais e Castro

    Socióloga e formadora nas áreas de Cidadania, Educação e Formação de Adultos. Desenvolve o seu trabalho na promoção da cidadania ativa, da aprendizagem ao longo da vida e da justiça social. Licenciada e Mestre em Educação e Sociedade pelo ISCTE-IUL, e doutoranda em Teoria Política, Relações Internacionais e Direitos Humanos pela Universidade dos Açores e Universidade de Évora.

  • Boanerges Botelho de Melo

    Boanerges Botelho de Melo

    Nota biográfica

    Iniciei a minha atividade docente com 20 anos de idade apenas com habilitação suficiente. 

    Licenciei-me em Matemática/Físico Químicas em 1983 na Universidade dos Açores.

    Na Escola Secundária Antero de Quental, para além de professor de Matemática, fui vogal do Conselho Diretivo e posteriormente vice-presidente e, presidente do Conselho Executivo no decurso de 9 anos consecutivos. Por inerência, deste cargo, fui presidente do Conselho Administrativo. 

    Nesse contexto, em 2006, integrei a equipa que tinha a responsabilidade de implementar o Programa Escolas Digitais que visava  ”… através da criação de redes sem fios, a modernização e digitalização de ambientes de gestão escolar e de ambientes de aprendizagem”.

    Tal programa foi executado de forma célere.

    Foram anos de trabalho intenso. Fui sempre acompanhado, em geral, pelo pessoal docente e não docente, dentro ou fora, da Escola Secundária Antero de Quental. 

    Todo o trabalho era feito com dedicação e espírito de missão.

    Agora, aposentado, colaboro com estabelecimentos de educação e de ensino, sem qualquer renumeração. Tenho sido formando, mais frequentemente, em diferentes áreas, junto da Sociedade Portuguesa de Matemática, da VidaEconómica Business School e do INA (Instituto Nacional de Administração), gratuitamente, ou não, que me enriquecem, com particular realce, para a função docente. 

  • Paula Cristina Ferreira Magalhães

    Paula Cristina Ferreira Magalhães

    Professora de Português e Inglês no 2.º ciclo do ensino básico, com percurso profissional desenvolvido em diferentes estabelecimentos de ensino, nos Açores e no norte de Portugal. Licenciada em Português e Inglês (ensino de), pela Universidade dos Açores, concluiu, em 2009, o mestrado em Língua e Literatura Portuguesas (ensino de), na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com uma dissertação centrada na Educação para a Cidadania enquadrada nas obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.

    Em 2023/24, realizou a pós-graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, no Instituto Piaget, tendo desenvolvido o projeto de investigação e ação educativa  Desenho Universal para a Aprendizagem: práticas implementadas nos 2.º e 3.º ciclos

    Tem integrado equipas de inovação no âmbito do programa Erasmus+, tendo participado em formações dedicadas ao Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e à aplicação da Inteligência Artificial na educação.

  • Luís Filipe da Silva Borges

    Luís Filipe da Silva Borges

    Tem 47 anos mas ainda não se acredita. Argumentista, apresentador, comediante, formador de Escrita Criativa há 17 anos, locutor publicitário, produtor. 
    Licenciou-se em Direito mas desilude a família desde "A Revolta dos Pastéis de Nata", e com uma regularidade assinalável: "Zapping", "Conta-me História", "5 p/a Meia-Noite", "Manobras de Diversão", "3 é Demais", "Caveman", "Sempre em Pé", “Amigos da Bola”, "Homens de Uma Certa Idade".
     
    Colaborador regular na imprensa e rádio, faz cerca de 40 espectáculos por ano e escreveu algumas coisas de que se orgulha: meia dúzia de livros, as séries "Liberdade XXI", "Aqui Tão Longe", "Conta-me Como Foi", “O Mundo Não Acaba Assim”, “Mal-Amanhados – Os Novos Corsários das Ilhas”, “A Rede”, “Work in Progress”. “Caixa Negra – Arca de Memórias Açorianas”, “SEMPRE”, e o seu primeiro filme como realizador - FIRST DATE.
     
    É pai do Fausto e do Tomé, açorianos que ainda não o sabem.