Formadores
Conheça a nossa equipa de formadores qualificados e experientes
-
Andreia Carolina Pereira de Morais
Psicóloga Clínica desde 2005, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, natural da ilha de São Miguel, mãe de um rapaz e de uma rapariga, ambos em idade escolar.
É Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e, como especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, faz clínica privada em consultórios e online, a crianças, adolescentes e adultos.
Mobilizou-se a realizar o Mestrado em Psicologia da Educação porque defende a equidade no desenvolvimento infanto-juvenil e todos os dias é desafiada a adequar o contexto educativo à realidade da vivência psicológica de crianças, adolescentes e jovens, estabelecendo articulação estreita com professores e pais.
Foi orientadora de estágios curriculares. É formadora em várias entidades. Foi responsável pela Elaboração da Ficha de Rastreio Precoce (Produção do Governo Regional dos Açores). É Membro do Núcleo de Investigação da Criança e do Adolescente da Universidade dos Açores (NICA), Membro Neuropsyc | Açores (Investigação e Intervenção). Tem colaborado em congressos e na Organização ComVida - São Miguel Comunidade Compassiva, na ajuda e reflexão sobre a vivência da doença e do luto nas crianças.
-
Maria Filomena Teixeira de Melo Rebelo
Formação Académica
1986 - Licenciatura em Biologia/Geologia, pela Universidade dos Açores, com média final de 13,4 valores.
2004 - Pós-Graduação em Vulcanologia e Riscos Geológicos, pela Universidade dos Açores, com média final de 15 valores.
2007 - Mestrado em Vulcanologia e Risco Geológico, pela Universidade dos Açores, com nota máxima.Cargos exercidos
Diretora de Turma, quer no Curso Diurno quer no Curso Noturno; Coordenadora de Diretores de Turma; Orientadora de Estágios Integrados; Sub-coordenadora de Matemática, anteriormente designado por Delegada de Disciplina; Supervisora das provas de aferição de Matemática do 6º ano do Núcleo de S. Miguel; Coordenadora do Departamento de Ciências e Matemática
Participação em congressos, colóquios, encontros, seminários e jornadas
Participou em inúmeros congressos, colóquios, encontros, seminários e jornadas apresentando comunicações, em colaboração, a saber: “Insularidade das Ciências da Natureza”, no 1º Congresso Nacional de Biólogos, em Aveiro e “Ensaios da cultura do chá na Ilha de S. Miguel”, no 2º Congresso Nacional de Biólogos, em Lisboa.
Afiliações:
Associação Portuguesa de Biólogos; Associação de Professores de Matemática; National Geographic Society em Portugal - Membro Fundador; Academia das Artes dos Açores e Casa das Ciências.
É formadora do PROForma desde 2018 tendo criado e dinamizado as ações de formação “Sismologia e Educação – conhecer o passado para prevenir o futuro”, “O lado Positivo dos Vulcões”, “Um olhar sobre os vulcões dos Açores – Conhecê-los para os compreender”, “Catástrofes Naturais – Saber viver com elas em segurança”, “O contributo da Educação na Mitigação dos Riscos Naturais” e “Geologia dos Açores – Uma breve viagem”.
-
Sara Margarida Dias do Rosário Vicente Cardoso
Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde de Setúbal; Mestre em Supervisão Clínica e Gestão de Recursos na área de Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Pós-Graduada em Intervenção Terapêutica Motora, Oral e Facial; Pós-graduada em Intervenção Multidisciplinar na Perturbação do Espectro do Autismo; Pós-graduada em Gestão e Coordenação de Formação; Especialização Avançada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala: bases teóricas, avaliação e intervenção. Detentora de formações de curta e média duração nas áreas da saúde, terapia da fala, educação, formação e educação inclusiva.
Exerceu desde 2008, a sua prática profissional, enquanto terapeuta da fala, na Equipa Local de Intervenção Precoce de Torres Novas, no Centro de Recursos para a Inclusão das Caldas da Rainha e, em contexto clínico e escolar. Desde 2013 exerce a sua prática na Ilha Terceira - Açores, em contexto clínico e escolar. Atualmente acumula funções na Unidade de Saúde Ilha Terceira.
Formadora certificada nas áreas de Terapia da Fala, Educação Infantil e Educação Inclusiva. Autora de projeto de investigação na área da apraxia do discurso e co-autora de publicações nacionais e internacionais relativamente ao Texto Foneticamente Equilibrado.
-
João Pedro Morais Ribeira
João Pedro Ribeira é psicólogo clínico da Saúde desde 2004, licenciado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Concluiu em 2012 o mestrado em Neurologia do Comportamento e Neuropsicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona.
Desenvolveu e desenvolve funções de Psicólogo e Neuropsicólogo em diversas instituições.
Tem proferido conferências sobre temas de saúde, aprendizagem, envelhecimento, estimulação/reabilitação cognitiva.
É formador, desde 2011 em diversas áreas e de diversos grupos profissionais, em temas como gestão de stress, prevenção do desgaste psicológico e inteligência emocional.
É autor do programa Neuropsicologia para Todos, da Antena 1 Açores.
É doutorando em Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências, na Universidade Católica.
É Professor convidado no curso de Psicologia da Universidade dos Açores.
Assumiu, em Janeiro de 2025, a presidência da Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores.
-
Eunice da Conceição Gatinho Pires
Habilitações Literárias:
- Especialista em enfermagem médico-cirúrgica e à pessoa em situação crítica; Mestre em enfermagem; Pós graduação em Emergência e trauma 2010; Pós graduação em gestão em administração e serviços de saúde 2018; Pós graduação em catástrofe e crises humanitárias 2022; Curso básico e avançado de vida; Curso trauma intra e pre hospitalar, bem como o International último em 2023; Frequentou o Curso Major Response to Major Incidents; Bootcamp para gestores de emergência e Catástrofe; Curso Internacional de gestão de emergência; Curso de Ferramentas e métodos de suporte para a tomada de decisão aplicada à catástrofe; Curso de Gestão de animais em catástrofe 2021; Curso de coordenação tática de incidentes e gestão de emergências; Curso BSafe das Nações Unidas relativo à segurança em catástrofe; Curso de Comunicação em Crise; Autora de artigos e comunicações em catástrofe; 1 ano de grau de conducente a doutor em 2021; Doutoranda em Enfermagem.
Experiência Profissional:
Enfermeira há 25 anos, nos últimos 23 anos no Serviço de Urgência; Integrou o projeto piloto do suporte imediato de vida em 2012; Foi formadora pelo INEM em SBV com desfibrilhação externa de 2010 a 2014; Coordenadora da Comissão de Catástrofe; Docente convidada da Escola Superior de Saúde da UAc; É formadora do PROForma desde 2018.
-
Filipa Chálim Rebelo
Filipa Chálim Rebelo é psicomotricista, com experiência em contexto clínico e comunitário. Atualmente coordena o Centro de Atividade, Acompanhamento e Reabilitação Social para pessoas com deficiência e incapacidade – U.P.I. (Unidos para Integrar) e continua a exercer em clínica. Tem formação avançada no modelo DIRFloortime destinado, principalmente, a crianças com perturbações do neurodesenvolvimento, como espetro do autismo e aposta numa abordagem relacional e integrada, valorizando a individualidade. É formadora e colabora em ações dirigidas a profissionais da educação e da intervenção social.
-
Marta Maria Lima Santos
Marta Lima Santos
Psicomotricista com experiência profissional em contexto clínico e escolar, com prática clínica desde 2012. Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestre em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana. Especialização avançada em Perturbações do Neurodesenvolvimento, pelo Instituto CRIAP. Formação em ESDM - Modelo Denver de Intervenção Precoce pela Focus. Certificação internacional na Perturbação do Espetro do Autismo pelo IBCCES. Coautora do Programa de Estimulação de Pré-requisitos para a Leitura e Escrita - "Brinca e Lê".
Formadora certificada de vários cursos e ações de formação, destacando-se:
-"Psicomotricidade por miúdos - aprender através do corpo e da ação", promovido pelo SDPA e acreditado pela Direção Regional da Educação;
"Programa de Estimulação de Pré-requisitos para a Leitura e Escrita - "Brinca e Lê", promovido pelo Instituto CRIAP.
Psicomotricista em contexto escolar, na Escola Básica Integrada Canto da Maia.
Psicomotricista em contexto clínico na psiClinic e no Núcleo de Investigação e Intervenções Terapêuticas Especializadas (NIITE), onde promove a:
-Consulta de Psicomotricidade (avaliação e intervenção psicomotora);
-Consulta de Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo;
-Intervenção em grupos terapêuticos.
Experiência e áreas de interesse: perturbação do espetro do autismo; perturbação da hiperatividade e défice de atenção; perturbação do desenvolvimento intelectual; perturbação do desenvolvimento da coordenação; dificuldades de aprendizagem; intervenção em grupos terapêuticos e gerontopsicomotricidade.
-
Ana Rita Batista Matias
Biografia não disponível
-
José Carlos da Silva Pereira
José Carlos Pereira é professor auxiliar convidado da Universidade dos Açores. É licenciado em História e Ciências Sociais, mestre e doutorado em Educação pela Universidade dos Açores, com a tese: Os hábitos de leitura dos estudantes açorianos. É orientador de Estágio nos Mestrados em Ensino da História e Ensino de Português e Inglês. Tem vasta experiência na formação de professores e na coordenação de projetos educativos. Participou em várias palestras e congressos internacionais. Tem obra publicada e é coautor do manual Português Interativo, da Plátano Editora.
-
Óscar Campos Neto
Oscar Campos Neto, nasceu a 1 de maio de 1972.
É Licenciado em Tecnologias de Processamento de Dados (Univale), Pós-graduado em Tecnologias Web (Universidade dos Açores) e Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação (ISCTE).
Possui mais de 30 anos de experiência relacionados às Tecnologias de Informação, tendo exercido funções de programador, analista, formador, consultor e gestor de TI em empresas da região (Fundo de Maneio, Competir, Grupo Marques).
Atualmente exerce funções de Diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação do Grupo Finançor dedicando-se principalmente à governança de TI, cibersegurança e inovações digitais.
-
Gilberto Manuel Gaspar Cardoso
Gilberto Cardoso, professor de Ensino Secundário, formador na área de Expressão Dramática, actor e encenador de teatro de amadores, atualmente a lecionar na Escola Secundária Domingos Rebelo, Ponta Delgada, com a disciplina de Teatro e Expressão Dramática. Docente desde 1992, desenvolveu também, ao longo de 30 anos, uma ação contínua na área do teatro, nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande, em vários grupos e associações, tendo encenado e produzido espetáculos do Grupo TEDORE desde 2015.
-
Carlos Jorge Reis Borges Sousa Cunha
Carlos Jorge Reis Borges Sousa Cunha nasceu em 4 de maio de 1973, na Guiné-Bissau. Com uma sólida formação em Línguas e Literaturas Modernas, licenciou-se em 1998, especializando-se na variante de Estudos Franceses e Ingleses, com enfoque na via ensino. Ao longo de sua carreira, dedicou-se ao ensino de línguas e à integração de novas tecnologias na educação.
Com um percurso marcado pela inovação pedagógica, atuou como formador na escola de informática FUTUREKIDS e como docente de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Além disso, exerceu funções de embaixador do projeto TOPA/REDA, assumiu o papel de Ponto Focal do projeto Manuais Digitais na EBI de Rabo de Peixe, onde segue contribuindo ativamente para a modernização dos métodos de ensino e para a transformação digital na educação, promovendo o uso das tecnologias como ferramentas de aprendizagem eficazes. Dinamizou, em 2024, a ação de formação Ferramentas Digitais para um ensino mais motivador, promovido pelo centro de formação da EBI de Rabo de Peixe e, em 2025, a 1ª edição da ação Recursos digitais para um ensino interativo, promovida pelo PROFORMA do SDPA.
-
Ana Filipa Guerra de Morais e Castro
Socióloga e formadora nas áreas de Cidadania, Educação e Formação de Adultos. Desenvolve o seu trabalho na promoção da cidadania ativa, da aprendizagem ao longo da vida e da justiça social. Licenciada e Mestre em Educação e Sociedade pelo ISCTE-IUL, e doutoranda em Teoria Política, Relações Internacionais e Direitos Humanos pela Universidade dos Açores e Universidade de Évora.
-
Boanerges Botelho de Melo
Nota biográfica
Iniciei a minha atividade docente com 20 anos de idade apenas com habilitação suficiente.
Licenciei-me em Matemática/Físico Químicas em 1983 na Universidade dos Açores.
Na Escola Secundária Antero de Quental, para além de professor de Matemática, fui vogal do Conselho Diretivo e posteriormente vice-presidente e, presidente do Conselho Executivo no decurso de 9 anos consecutivos. Por inerência, deste cargo, fui presidente do Conselho Administrativo.
Nesse contexto, em 2006, integrei a equipa que tinha a responsabilidade de implementar o Programa Escolas Digitais que visava ”… através da criação de redes sem fios, a modernização e digitalização de ambientes de gestão escolar e de ambientes de aprendizagem”.
Tal programa foi executado de forma célere.
Foram anos de trabalho intenso. Fui sempre acompanhado, em geral, pelo pessoal docente e não docente, dentro ou fora, da Escola Secundária Antero de Quental.
Todo o trabalho era feito com dedicação e espírito de missão.
Agora, aposentado, colaboro com estabelecimentos de educação e de ensino, sem qualquer renumeração. Tenho sido formando, mais frequentemente, em diferentes áreas, junto da Sociedade Portuguesa de Matemática, da VidaEconómica Business School e do INA (Instituto Nacional de Administração), gratuitamente, ou não, que me enriquecem, com particular realce, para a função docente.
-
Paula Cristina Ferreira Magalhães
Professora de Português e Inglês no 2.º ciclo do ensino básico, com percurso profissional desenvolvido em diferentes estabelecimentos de ensino, nos Açores e no norte de Portugal. Licenciada em Português e Inglês (ensino de), pela Universidade dos Açores, concluiu, em 2009, o mestrado em Língua e Literatura Portuguesas (ensino de), na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com uma dissertação centrada na Educação para a Cidadania enquadrada nas obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.
Em 2023/24, realizou a pós-graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, no Instituto Piaget, tendo desenvolvido o projeto de investigação e ação educativa Desenho Universal para a Aprendizagem: práticas implementadas nos 2.º e 3.º ciclos.
Tem integrado equipas de inovação no âmbito do programa Erasmus+, tendo participado em formações dedicadas ao Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e à aplicação da Inteligência Artificial na educação.
-
Luís Filipe da Silva Borges
Tem 47 anos mas ainda não se acredita. Argumentista, apresentador, comediante, formador de Escrita Criativa há 17 anos, locutor publicitário, produtor.
Licenciou-se em Direito mas desilude a família desde "A Revolta dos Pastéis de Nata", e com uma regularidade assinalável: "Zapping", "Conta-me História", "5 p/a Meia-Noite", "Manobras de Diversão", "3 é Demais", "Caveman", "Sempre em Pé", “Amigos da Bola”, "Homens de Uma Certa Idade".
Colaborador regular na imprensa e rádio, faz cerca de 40 espectáculos por ano e escreveu algumas coisas de que se orgulha: meia dúzia de livros, as séries "Liberdade XXI", "Aqui Tão Longe", "Conta-me Como Foi", “O Mundo Não Acaba Assim”, “Mal-Amanhados – Os Novos Corsários das Ilhas”, “A Rede”, “Work in Progress”. “Caixa Negra – Arca de Memórias Açorianas”, “SEMPRE”, e o seu primeiro filme como realizador - FIRST DATE.
É pai do Fausto e do Tomé, açorianos que ainda não o sabem.