CURSO DE FORMAÇÃO

Psicomotricidade por miúdos: aprender através do corpo e da ação

- É obrigatória a frequência de, pelo menos, 13,5 horas presenciais de formação. (n.º 2 do artigo 203.º do ECDRAA).

- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento.

Formadores

  • Filipa Chálim Rebelo

    Filipa Chálim Rebelo é psicomotricista, com experiência em contexto clínico e comunitário. Atualmente coordena o Centro de Atividade, Acompanhamento e Reabilitação Social para pessoas com deficiência e incapacidade – U.P.I. (Unidos para Integrar) e continua a exercer em clínica. Tem formação avançada no modelo DIRFloortime destinado, principalmente, a crianças com perturbações do neurodesenvolvimento, como espetro do autismo e aposta numa abordagem relacional e integrada, valorizando a individualidade. É formadora e colabora em ações dirigidas a profissionais da educação e da intervenção social.

  • Marta Maria Lima Santos

    Marta Lima Santos


    Psicomotricista com experiência profissional em contexto clínico e escolar, com prática clínica desde 2012. Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestre em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana. Especialização avançada em Perturbações do Neurodesenvolvimento, pelo Instituto CRIAP. Formação em ESDM - Modelo Denver de Intervenção Precoce pela Focus. Certificação internacional na Perturbação do Espetro do Autismo pelo IBCCES. Coautora do Programa de Estimulação de Pré-requisitos para a Leitura e Escrita - "Brinca e Lê".

    Formadora certificada de vários cursos e ações de formação, destacando-se:

    -"Psicomotricidade por miúdos - aprender através do corpo e da ação", promovido pelo SDPA e acreditado pela Direção Regional da Educação;

    "Programa de Estimulação de Pré-requisitos para a Leitura e Escrita - "Brinca e Lê", promovido pelo Instituto CRIAP.

    Psicomotricista em contexto escolar, na Escola Básica Integrada Canto da Maia.

    Psicomotricista em contexto clínico na psiClinic e no Núcleo de Investigação e Intervenções Terapêuticas Especializadas (NIITE), onde promove a:

    -Consulta de Psicomotricidade (avaliação e intervenção psicomotora);

    -Consulta de Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo;

    -Intervenção em grupos terapêuticos.

     Experiência e áreas de interesse: perturbação do espetro do autismo; perturbação da hiperatividade e défice de atenção; perturbação do desenvolvimento intelectual; perturbação do desenvolvimento da coordenação; dificuldades de aprendizagem; intervenção em grupos terapêuticos e gerontopsicomotricidade.

Psicomotricidade por miúdos: aprender através do corpo e da ação

10 €

não associado: 45 €

Filipa Chálim Rebelo, Marta Maria Lima Santos
08 a 10 de Julho de 2025
15 horas - 0.6 crédito(s)
São Miguel
Restam 0 vagas do total de 20 disponíveis
A datas para inscrição e pagamento: 04 de Junho a 02 de Julho. As vagas são limitadas e só são confirmadas após pagamento.

Informações

Destinatários


Docentes da Educação Pré-escolar, do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e da Educação Especial.

Razões justificativas da ação


Este curso tem como objetivo promover o conhecimento sobre a Psicomotricidade, enquanto área científica e de intervenção terapêutica, que recorre à mediação corporal para colmatar problemas de desenvolvimento psicomotor, aprendizagem, comportamento, socialização e comunicação, especificamente no público infantil.

Pretende-se proporcionar um contexto de aprendizagem ativo e prático, no qual os formandos devem adquirir a capacidade de relacionar e aplicar conteúdos teórico-práticos, no âmbito da Psicomotricidade, na sua prática profissional, em contexto escolar.

Objetivos


-  Este curso tem como objetivo promover o conhecimento integrado sobre a Psicomotricidade, enquanto área científica e de intervenção terapêutica, que recorre à mediação corporal para colmatar problemas de desenvolvimento psicomotor, aprendizagem, comportamento, socialização e comunicação, especificamente no público infantil.

 -  Pretende-se proporcionar um contexto de aprendizagem ativo e prático, no qual os formandos deverão adquirir competências de observação/avaliação de aspetos psicomotores da criança, sabendo identificar sinais de alerta; de relação entre os fatores psicomotores e as aprendizagens escolares, entendendo a sua significação psiconeurológica.

-  Este curso visa ainda incutir no formando a capacidade de desenvolver e adotar estratégias psicomotoras que possam ser aplicadas aos seus contextos de atuação, explorando-se a importância da utilização do corpo nas aprendizagens.

Conteúdos Programáticos


1. Psicomotricidade

1.1. Caracterização

1.2. Domínios de atuação do psicomotricista

1.3. Níveis de atuação

1.4. Incidências da terapia psicomotora

1.5. Metodologias de intervenção psicomotora

 

2. Sistema psicomotor humano

2.1. Fatores psicomotores:

- Tonicidade

- Equilibração

- Lateralização

- Noção do Corpo

- Estruturação espácio-temporal

- Praxia Global

- Praxia Fina

2.2. Avaliação psicomotora

2.3. Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores

2.4. Fatores psicomotores e as aprendizagens escolares

 

3. Estudos de casos

3.1. Observação/avaliação

3.2. Sinais de alerta

3.3. Planos e estratégias de intervenção

Metodologia


Abordagem de conteúdos de natureza teórica utilizando os métodos expositivo, demonstrativo e interrogativo, nomeadamente através de meios audiovisuais (e.g. diapositivos e vídeos).

Recurso ao método ativo, em que os formandos terão de aprofundar e desenvolver vários conteúdos.

Avaliação dos formandos


A avaliação final terá em conta as atitudes (30%) e os conhecimentos (70%) e será mencionada na escala de 1 a 5 (0–29: 1 – Insuficiente; 30–49: 2 – Insuficiente; 50–74: 3 – Suficiente; 75–84: 4 – Bom; e 85–100: 5 – Muito Bom).

 

Atitudes:

- Assiduidade e pontualidade;

- Autonomia;

- Clareza e pertinência das intervenções ao longo das sessões;

- Participação, intervenção e cooperação nos trabalhos em equipa.

 

Conhecimentos:

- Compreensão e aplicação dos conteúdos adquiridos;

- Realização de exercícios práticos.

 

Notação: Aprovado/Não aprovado.

Avaliação da ação de formação e certificado


O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.

Calendarização das sessões


8 de julho de 2025 - 09h00/12h30 - 14h00/16h00

9 de julho de 2025 - 09h00/12h30 - 14h00/16h00

10 de julho de 2025 - 09h00/13h00

Local de realização da ação


A ação de formação irá realizar-se na EBI Canto da Maia.