CURSO DE FORMAÇÃO

Brincar com os sons - A consciência da metalinguística

- É obrigatória a frequência de, pelo menos, 13,5 horas presenciais de formação. (n.º 2 do artigo 203.º do ECDRAA).

- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento.

- Possuir um computador pessoal com acesso à internet.

Brincar com os sons - A consciência da metalinguística

10 €

não associado: 45 €

Sara Margarida Dias do Rosário Vicente Cardoso
14 a 18 de Julho de 2025
15 horas - 0.6 crédito(s)
Online
Restam 20 vagas do total de 20 disponíveis
A datas para inscrição e pagamento: 18 de Junho a 11 de Julho. As vagas são limitadas e só são confirmadas após pagamento.

Informações

Destinatários


Docentes de todos os Grupos Disciplinares.

Introdução


A Consciência Fonológica é o conhecimento que cada um de nós tem sobre os sons da língua materna, ou seja, é uma competência que permite identificar, manipular e refletir sobre os sons da fala. Por outras palavras, é a capacidade de perceber que a linguagem é formada por palavras, as palavras por sílabas, e as sílabas por fonemas (sons).

Este curso foi planeado para permitir aos diversos docentes a possibilidade de conhecer melhor aquele que segundo vários autores é o maior preditor para a aprendizagem da leitura, o desenvolvimento da Consciência Fonológica. Estima-se que nos países mais desenvolvidos, cerca de 20% de crianças, em idade escolar, tenham problemas de leitura. Além disso, é um facto que a competência da leitura se encontra no centro de todo o processo de ensino-aprendizagem e que os problemas de leitura podem ser a principal causa de insucesso escolar pelo que merece uma atenção redobrada. Deste modo, é fundamental que os docentes conheçam o estado da arte para que sejam capazes de atuar e intervir precocemente juntos das crianças.

 Este curso tem como objetivo dar a conhecer o enquadramento da Consciência Fonológica, isto porque inúmeros estudos reconhecem o papel que ganhou o processamento fonológico nas fases iniciais da aprendizagem da leitura, logo acredita-se que permitir os docentes aprofundarem os conhecimentos em Consciência Fonológica, irá ter impacto na intervenção junto de crianças com dificuldades de leitura, uma vez que é um potenciador da aprendizagem da leitura.

 Colocar os formandos em contacto com materiais específicos é ajudar a criança, indiretamente, a desenvolver significativamente as suas competências em Consciência Fonológica e, a par, as competências de leitura.

Objetivos


Objetivos gerais:

- Conhecer o conceito de Consciência Fonológica;

- Identificar a relação da Consciência Fonológica com a aprendizagem da Leitura;

- Identificar os Programas de Intervenção em Consciência Fonológica.

 

Objetivos Específicos:

- Definir e delimitar o conceito de Consciência Fonológica;

- Conhecer o desenvolvimento Fonológico;

- Conhecer o desenvolvimento da Consciência Fonológica;

- Identificar os tipos de Consciência Fonológica;

- Dotar os formandos da capacidade de reconhecer a relação da Consciência Fonológica com os problemas de leitura, nomeadamente as Perturbações de Aprendizagem Específicas;

- Fornecer aos formandos Programas de Intervenção em Consciência Fonológica e desenvolver o conhecimento e as estratégias para os aplicar em contexto.

Conteúdos programáticos


1 - Introdução

 2 - Consciência Fonológica

- Enquadramento teórico do conceito de consciência fonológica

- Definição de consciência fonológica

- Tipos de consciência fonológica

- A consciência fonológica como preditor de problemas de leitura

- Sinais de alerta para os problemas de leitura;

 3 - Avaliação

 4 - Intervenção

- Programas de intervenção em consciência fonológica

- A intervenção precoce: quando, porquê e como?

- Métodos, técnicas e estratégias de intervenção

5 - Medidas educativas especiais e a sua aplicabilidade.

 

Metodologia de realização da ação de formação


Sessões de natureza teórica, teórico-prática e prática, em que a alternância entre a metodologia expositiva, ativa e demonstrativa, englobará atividades de quebra-gelo, brainstorming, exercícios práticos e trabalhos de grupo. 

 A ação de formação decorrerá em formato não presencial - online, dividindo-se em sessões síncronas (9h) e assíncronas (6h).

Avaliação dos formandos


A avaliação final terá em conta as atitudes (40%) e os conhecimentos (60%) e será mencionada na escala de 1 a 5 (0–29: 1 – Insuficiente; 30–49: 2 – Insuficiente; 50–74: 3 – Suficiente; 75–84: 4 – Bom; e 85–100: 5 – Muito Bom).

 No domínio dos conhecimentos e capacidades, os formandos realizarão um teste, em formato online, sobre as temáticas desenvolvidas na formação.

 As atitudes serão avaliadas através da participação e empenho nas atividades desenvolvidas nas sessões (30%) e, pontualidade e assiduidade (10%), com recurso a grelhas de observação do formador e grelhas de autoavaliação dos formandos.

 Notação: Aprovado/Não aprovado.

Avaliação da ação de formação e certificado


O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.

Calendarização das sessões


9 horas síncronas (Plataforma Zoom):

14 de julho de 2025 | 17h00 - 20h00

16 de julho de 2025 | 17h00 - 20h00

18 de julho de 2025 | 17h00 - 20h00

 

6 horas assíncronas (Trabalho autónomo)