CURSO DE FORMAÇÃO
Tecnologia na Educação – Avanço ou retrocesso?
- É obrigatória a frequência de, pelo menos, 13,5 horas de formação (n.º 2 do artigo 203.º do ECDRAA).
- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento no curso.
Formadores
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João Pedro Morais Ribeira
João Pedro Ribeira é psicólogo clínico da Saúde desde 2004, licenciado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Concluiu em 2012 o mestrado em Neurologia do Comportamento e Neuropsicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona.
Desenvolveu e desenvolve funções de Psicólogo e Neuropsicólogo em diversas instituições.
Tem proferido conferências sobre temas de saúde, aprendizagem, envelhecimento, estimulação/reabilitação cognitiva.
É formador, desde 2011 em diversas áreas e de diversos grupos profissionais, em temas como gestão de stress, prevenção do desgaste psicológico e inteligência emocional.
É autor do programa Neuropsicologia para Todos, da Antena 1 Açores.
É doutorando em Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências, na Universidade Católica.
É Professor convidado no curso de Psicologia da Universidade dos Açores.
Assumiu, em Janeiro de 2025, a presidência da Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores.

10 €
não associado: 45 €
Informações
Destinatários
Docentes de todos os Grupos Disciplinares.
Razões justificativas da ação
As chamadas “novas tecnologias” estão ubiquamente presentes na vida do dia a dia de todos nós. Nas crianças e nos jovens, em particular, os efeitos do uso abusivo de ecrãs são imensamente documentados.
Mas será que existem apenas malefícios?
Podem as tecnologias ser utilizadas para benefício cognitivo e académico efetivos dos nossos alunos?
Objetivos
▪ Conhecer os principais mitos atuais sobre o uso das novas tecnologias;
▪ Reconhecer potenciais vantagens do uso de ferramentas tecnológicas para o sucesso académico;
▪ Evitar os principais erros no uso das novas tecnologias, no dia a dia.
Conteúdos programáticos
- Mitos e lendas sobre o uso das novas tecnologias – o que diz a ciência?
- O uso das novas tecnologias dentro e fora da sala de aula. Anjo ou demónio?
- Impacto do uso das novas tecnologias pelas crianças e jovens.
- Gestão do uso das tecnologias – realidade ou utopia?
Metodologias de realização da ação
As sessões terão um cariz teórico-prático, incluindo exposição dos temas, contacto com ferramentas tecnológicas e discussão de casos concretos.
Avaliação dos formandos
A avaliação final terá em conta as atitudes (60%) e os conhecimentos (40%) e será mencionada na escala de 1 a 5 (0–29: 1 – Insuficiente; 30–49: 2 – Insuficiente; 50–74: 3 – Suficiente; 75–84: 4 – Bom; e 85–100: 5 – Muito Bom).
A componente dos conhecimentos será avaliada num teste no Google Forms.
Notação: Aprovado/Não aprovado.
Avaliação da ação de formação e certificado
O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.
Calendarização das sessões
2 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30
3 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30
4 de julho de 2025 - 9h00 - 12h00
Local de realização da ação
Esta ação de formação irá realizar-se na Escola Básica Integrada Canto da Maia.