CURSO DE FORMAÇÃO

Expressão Dramática como ferramenta pedagógica

- É obrigatória a frequência de, pelo menos, 13,5 horas presenciais de formação (n.º 2 do artigo 203.º do ECDRAA).

- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento.

Expressão Dramática como ferramenta pedagógica

10 €

não associado: 45 €

Gilberto Manuel Gaspar Cardoso
02 a 04 de Julho de 2025
15 horas - 0.6 crédito(s)
São Miguel
Restam 0 vagas do total de 15 disponíveis
A datas para inscrição e pagamento: 04 de Junho a 30 de Junho. As vagas são limitadas e só são confirmadas após pagamento.

Informações

Destinatários


Docentes da Educação Pré-escolar e do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Razões justificativas da ação


  • A Expressão Dramática tem uma inegável importância na formação de base dos alunos, bem como na promoção do seu desenvolvimento psicológico e socioafetivo, pois desenvolve habilidades de comunicação, empatia, criatividade, relacionamento interpessoal e social num constante agir e saber agir. Através da Expressão Dramática, os alunos apreendem a compreendem diferentes perspetivas e expressam suas próprias emoções de forma natural e orgânica.  
  • A prática da Expressão Dramática, incidindo principalmente no trabalho em grupo e na confiança pessoal, prepara os alunos para enfrentar desafios da vida quotidiana. 
  • A formação de docentes do ensino pré-escolar e básico 1.º ciclo é nitidamente deficitária na sua componente artística, tendo, em algumas instituições superiores, apenas um semestre para cada uma das áreas (dramática, plástica e musical).
  • No 2º ano de escolaridade, os alunos são submetidos a uma prova de aferição de Educação Artística, requerendo, tanto da parte dos educadores como dos professores, uma implementação das áreas, ao longo das aulas.
  • Em todo o processo de formação de professores é necessário diversificar ferramentas de ensino-aprendizagem, sobretudo em áreas que requerem envolvimento e criatividade por parte dos docentes.

Sendo a expressão dramática uma modalidade prática, torna-se mais proveitoso partilhar conhecimentos e experiências pessoais do que pesquisar e recolher material teórico.

Objetivos


  • - Aperceber-se dos benefícios do recurso à Expressão Dramática como ferramenta pedagógica;
  • - Planificar atividades de expressão dramática no contexto de sala de aula, para promover o desenvolvimento da criatividade, da expressividade, da emotividade e das habilidades psicossociais dos alunos;
  • - Conhecer/Experienciar um conjunto de exercícios e jogos dramáticos para poder aplicar em contexto de sala de aula;
  • - Criar exercícios e jogos que se adequem às necessidades do grupo de alunos e dos objetivos do docente;
  • - Utilizar técnicas e métodos desenvolvidos na Expressão Dramática como ferramentas de ensino para explorar conceitos curriculares de forma dinâmica e envolvente;
  • - Adotar estratégias para incentivar a autoexpressão e a confiança dos alunos através de exercícios de Expressão Dramática.

Conteúdos programáticos


  • - Definição do conceito de “Expressão Dramática”  e aplicação nos diferentes níveis de ensino;
  • - Diagrama – Animador/Grupo/Elemento/Exercícios – figura do animador e abordagem dos jogos/exercício;
  • - Quebra-gelo – apresentação; 
  • - Jogos/exercícios de apreensão de espaço;
  • - Jogos/exercícios de expressão corporal;
  • - Jogos/exercícios de apreensão de espaço;
  • - Jogos/exercícios de improvisação – mímica e expressão corporal;
  • - Jogos/exercícios de voz e exploração de expressão vocal;
  • - Jogos/exercícios de apreensão de espaço;
  • - Preparação de uma sessão de Expressão Dramática;
  • - Desenvolvimento de uma sessão;

- Técnicas para que os docentes consigam integrar as práticas de Expressão Dramática nas atividades de ensino e de aprendizagem.

Metodologia de realização da ação


Sessões de natureza teórico-prática.

Avaliação dos formandos


A avaliação será contínua, por observação direta (Grelhas de Registo Diário: Assiduidade, Pontualidade, Interesse, Participação, Dinamismo, Aplicação dos Conteúdos, Inter-relacionamento) e final por meio de dois momentos: uma apresentação prática e um relatório descritivo e reflexivo sobre todo o processo e resultados da formação (expectativas iniciais, resenha e apreciação crítica da formação, conteúdos que consideram mais pertinentes, possibilidades de aplicação dos conteúdos da formação em situação de trabalho, observação e avaliação final).

 

A avaliação final terá em conta as atitudes (Assiduidade, Interesse, Participação, Dinamismo, Aplicação dos Conteúdos, Inter-relacionamento) (70%) e os conhecimentos (30%) e será mencionada na escala de 1 a 5 (0–29: 1 – Insuficiente; 30–49: 2 – Insuficiente; 50–74: 3 – Suficiente; 75–84: 4 – Bom; e 85–100: 5 – Muito Bom).

 

Notação: Aprovado/Não aprovado.

Avaliação da ação de formação e certificado


O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.  

Calendarização das sessões


2 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30

3 de julho de 2025 - 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30

4 de julho de 2025 - 9h00 - 12h00

Local de realização da ação


A ação de formação irá realizar-se na ilha de São Miguel, em local a definir oportunamente.