CURSO DE FORMAÇÃO
Recursos digitais para um ensino interativo
- É obrigatória a frequência de, pelo menos, 13,5 horas presenciais de formação (n.º 2 do artigo 203.º do ECDRAA).
- A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento;
- Ser portador de computador pessoal com acesso à internet.

10 €
não associado: 45 €
Informações
Destinatários
Docentes de todos os Grupos Disciplinares
Razões justificativas da ação
Esta proposta de formação tem por objetivo dotar os professores das competências necessárias para explorarem os manuais digitais, os conteúdos educativos digitais e as ferramentas de edição e personalização de recursos, assim como as funcionalidades de acompanhamento e monitorização das aprendizagens, disponibilizados na Escola Virtual. Estes recursos e funcionalidades serão abordados como facilitadores da implementação de metodologias ativas através de estratégias como a flexibilidade curricular, a sala de aula invertida e a gamificação na aprendizagem, entre outras. Serão também explorados os recursos disponibilizados ao aluno na Escola Virtual, na perspetiva do seu potencial para a aprendizagem autónoma do aluno.
Objetivos
─ Refletir sobre a urgência de metodologias inovadoras, que potenciem uma postura ativa na construção de conhecimento;
─ Reconhecer as mais-valias da utilização dos recursos educativos digitais na abordagem aos conteúdos programáticos;
─ Explorar recursos educativos digitais com percursos orientados: sequências de aprendizagem, Manuais Digitais;
─ Produzir recursos de aprendizagem personalizados a partir da edição de conteúdos multimédia disponibilizados na plataforma e de materiais de múltiplos formatos selecionados pelos professores;
─ Integrar ferramentas de comunicação e aprendizagem colaborativa no processo de ensino-aprendizagem;
─ Promover momentos de aprendizagem em múltiplos contextos, disponibilizando recursos educativos aos alunos na Escola Virtual ou através de outras plataformas como o Microsoft Teams;
─ Usar a gamificação para promover a mobilização de conhecimentos por parte dos alunos em diferentes contextos;
─ Analisar e monitorizar as aprendizagens através de relatórios de desempenho dos alunos;
─ Utilizar as ferramentas que permitem dar aos alunos um feedback individualizado para orientar as aprendizagens e fazer avaliação formativa;
─ Refletir sobre as mais-valias da plataforma Escola Virtual e projetar o impacto da rentabilização da mesma nas práticas pedagógicas individuais.
Conteúdos programáticos
Apresentação. Abordagem inicial à plataforma e às apps.
1.1 Acesso à Escola Virtual no perfil de professor e no perfil de aluno;
1.2 Acesso à Escola Virtual no PC, telemóvel ou no tablet através da APP EV;
1.3 Acesso aos Manuais Digitais em ambiente offline através da APP EV Smart Book;
2. Biblioteca| Manuais da disciplina;
2.1 Exploração complementar dos Manuais Digitais e dos conteúdos multimédia a eles associados, tanto na vertente online como através da App EV Smart Book;
2.2 Utilização das ferramentas de edição: tomar notas, escrever, destacar, etc…;
3. Disciplinas| Recursos;
3.1 Exploração e produção de recursos educativos digitais;
3.1.1 Recursos Educativos Digitais de múltiplos formatos na área Recursos da disciplina;
3.1.2 Recursos Educativos Digitais: pesquisa e seleção;
3.1.3 Produção de recursos personalizados: criação de sequências de aprendizagem utilizando conteúdos multimédia disponibilizados na área Recursos, bem como a materiais disponíveis na internet ou criados pelo próprio professor;
3.2 Criação de recursos de avaliação;
3.2.1 Conceção de testes/fichas de avaliação com recurso a questões pré-definidas passíveis de personalização e a questões novas integradas pelo professor na plataforma;
3.2.2 Criação de quizes e outras estratégias de gamificação para promover a mobilização e a aferição de conhecimentos.
3.3 Partilha e interação com os alunos;
3.3.1 Disponibilização de recursos de aprendizagem aos alunos;
3.3.2 Atribuição de tarefas;
3.3.3 Partilha de recursos e tarefas através da Escola Virtual e de outras plataformas: Microsoft Teams.
Metodologias de realização da ação
A formação decorrerá tendo por base a realização de atividades onde tenham sido utilizados os conteúdos da ação, os quais serão transmitidos num contexto de teoria e prática. Pretende-se, no entanto, que os formandos baseiem a sua aprendizagem num contexto de prática para que possam desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos nas suas atividades letivas. Assim, existirão períodos de trabalho autónomo síncrono na plataforma Teams, nos quais os formandos desenvolverão os seus conhecimentos e competências.
Avaliação dos formandos
A avaliação final terá em conta as atitudes (40%) e os conhecimentos (60%) e será mencionada na escala de 1 a 5 (0–29: 1; 30–49: 2; 50–74: 3; 75–84: 4; e 85–100: 5).
No domínio dos conhecimentos e capacidades os formandos elaborarão recursos educativos digitais de acordo com as instruções fornecidas pelo formador , de forma a por em prática o que aprenderam durante a formação ( testes, quizzes, aulas) e elaborarão uma reflexão crítica sobre a sua aplicação em contexto real de trabalho.
As atitudes serão avaliadas através da participação nas atividades (30%), realização das tarefas nas sessões, empenhamento nas tarefas, pontualidade e assiduidade (10%), com recurso a grelhas de observação do formador e grelhas de autoavaliação dos formandos.
Notação: Aprovado/Não aprovado.
Avaliação da ação de formação e certificado
O certificado ficará disponível para download na plataforma do PROForma até 10 dias úteis contados após o término da ação de formação. Para tal, é imprescindível o preenchimento do formulário de avaliação da ação de formação, na plataforma.
Calendarização das sessões
5 horas síncronas (Plataforma Zoom):
11 de Julho de 2025 | 17h00 - 19h30
15 de julho de 2025 | 17h00 - 19h30
10 horas assíncronas (Trabalho autónomo)